Contrato Terapêutico
O presente contrato visa clarificar e definir algumas condições inerentes ao processo terapêutico, esclarecendo e sublinhando as condições de base exigidas para que o mesmo decorra com confiança, honestidade, compromisso e privacidade.
Este contrato pode ser revisto e reanalisado entre ambas as partes. Alterações podem existir, sempre discutidas em sessão com o cliente e efetivadas com o seu consentimento. As readaptações que possam surgir poderão implicar alteração de honorários ou regras, conforme necessário, para um melhor desenvolvimento do processo terapêutico.
Princípios Ético-Deontológicos
Enquanto psicóloga clínica e psicoterapeuta (em formação), o trabalho terapêutico proposto rege-se de acordo com o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o Código Ético-Deontológico da Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI).
O respeito pela dignidade humana é levado a cabo pela prática de psicoterapia. A prática inclusiva e não discriminatória é promovida, com abertura, aceitação e respeito pelas diferentes raças, culturas, credos, identidades e orientações sexuais.
A Psicoterapia
A psicoterapia é um espaço acolhedor e seguro, onde encontra empatia, escuta e compreensão, mas também é um espaço de desafio. Quero que se sinta confortável, seguro(a), apoiado(a) e compreendido(a), mas também desafiado(a). Pode ser importante, em alguns momentos da sua vida, interrogar e questionar crenças e verdades que foi criando ao longo da sua vida. Neste sentido, acabamos por desafiar a nós mesmos.
A psicoterapia exige uma participação ativa e esforço da sua parte. Para que a intervenção/terapia seja bem-sucedida, terá de trabalhar os elementos discutidos nas sessões em casa.
O seu feedback e colaboração são essenciais para uma terapia eficaz. Este é um processo que se desenrola através de uma relação de confiança e colaboração. Será sempre um(a) agente ativo(a) na criação do seu processo terapêutico, sendo que manter um diálogo aberto e contínuo será importante para manter a colaboração.
Riscos e Benefícios
A psicoterapia pode trazer benefícios e riscos. Na maioria dos casos, a terapia potencia soluções para problemas, melhora relacionamentos e reduz significativamente o sofrimento. Como na terapia são discutidos aspectos e elementos desagradáveis da vida, poderá vir a sentir emoções incómodas e desagradáveis. Em casos raros, poderá vir a sentir-se pior em determinado ponto do processo. Se tal acontecer, o seu feedback e colaboração serão cruciais para, em conjunto, podermos trabalhar.
Funcionamento das Consultas/Consultas Online
Habitualmente, a psicoterapia decorre em sessões de 60 minutos, em uma hora acordada por nós. Uma vez agendada a sessão, a consulta deve ser paga, independentemente dos motivos do cancelamento ou atraso. Poderá fazer uma notificação de cancelamento com uma antecedência de, pelo menos, 48 horas.
O tempo do seu atraso não será compensado no tempo da consulta. No caso do seu terapeuta chegar atrasado, este irá compensar o tempo ou agendar nova consulta.
Caso pretenda interromper o processo antes do tempo definido, solicito que informe com alguma antecedência, de forma a agendar pelo menos uma sessão antes do término.
Para contato, utilize o número 917 669 677, através de chamada de voz ou mensagem escrita. Se preferir, pode contatar através do email: info@carmensilvapsicologia.com
Consultas Online
As consultas online têm algumas especificidades. Para que tudo corra de acordo, devem ser cumpridos os seguintes pressupostos:
Plataforma: preferencialmente Google Meet;
Garantir uma boa qualidade de acesso à internet;
Responsabilidade da psicoterapeuta garantir a confidencialidade e segurança das sessões, utilizando todos os mecanismos possíveis para preservar a privacidade das mesmas;
Assegurar um horário adequado para a realização das sessões de 60 minutos, e comunicar caso não seja possível comparecer à sessão;
As sessões são privadas e deverão ocorrer em um local onde a pessoa não será interrompida por ninguém e não estará na presença de alguém; caso contrário, a sessão não cumprirá as condições para se realizar e será anulada, podendo ser remarcada e discutida a situação em sessão.
Honorários, Faturas e Pagamentos
Os pagamentos são realizados até ao dia da sessão. Poderá pagar a sessão através de MBWAY (917669677), transferência bancária (PT50002300004576353998594) ou Spin (917669677). O pagamento garante a sua vaga. Em caso de falta sem aviso prévio de 48 horas, a sessão será cobrada. Emitimos a sua fatura-recibo às terças-feiras de cada semana.
A falta de pagamento de duas consultas consecutivas pode resultar na interrupção do processo terapêutico. Caso existam pagamentos pendentes ao finalizar o seu processo, estes deverão ser pagos até o dia 10 do mês seguinte.
Qualquer problema em relação a pagamentos, honorários e faturação deverá ser discutido com a sua psicoterapeuta para que se possa resolver a questão.
Contacto Fora dos Horários Agendados (Urgências)
Em caso de necessidade de contato urgente, será providenciado um contato onde poderá fazê-lo (acima mencionado). Em caso de impossibilidade, será referido um contato de outro profissional, caso seja necessário.
Se não conseguir entrar em contato com a sua psicoterapeuta e sentir que não pode aguardar pela retribuição da chamada, entre em contato com o seu médico de família, com a Linha de Saúde 24 (808242424) ou dirija-se ao Serviço de Urgências mais próximo.
Confidencialidade
A privacidade de todas as comunicações entre um paciente e um psicólogo está protegida por lei. Só se pode divulgar informações sobre o nosso trabalho a terceiros com a sua permissão por escrito.
Contudo, existem algumas exceções:
Na maioria dos processos legais, você tem o direito de impedir a sua terapeuta de fornecer informações sobre o seu tratamento. Em alguns processos, o juiz pode ordenar o testemunho do seu psicoterapeuta;
A sua psicoterapeuta é legalmente obrigada a tomar medidas para proteger os outros ou o meio envolvente de danos, caso ache que tal pode vir a suceder, mesmo que isso implique revelar algumas informações sobre o seu tratamento;
Em situações de risco para consigo próprio, a psicoterapeuta poderá ver-se obrigada a sugerir hospitalização ou a contatar membros da família ou outros que possam ajudar a fornecer proteção.
Estas situações raramente ocorrem e, na eventualidade, serão feitos esforços para discuti-las, aprofundadamente, consigo previamente.
Parte do processo de se tornar psicoterapeuta implica a discussão de casos com outros colegas psicoterapeutas. Nesta eventualidade, todos os dados pessoais que possam conduzir à sua identificação serão omitidos e alterados.
Enquanto psicoterapeuta, sou obrigada a manter registos clínicos do processo terapêutico. Contudo, apenas se registam as informações necessárias para a persecução dos objetivos a atingir. Esta informação é mantida em registos pessoais aos quais só a sua terapeuta terá acesso. Tanto a sua informação pessoal quanto clínica serão mantidas durante 10 anos. Ao término deste período, os registos clínicos serão eliminados.
Você tem sempre o direito de acesso à informação sobre si próprio e a obter a assistência adequada para uma melhor compreensão dessa mesma informação.